quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Quando menos é mais, por Helena Echlin

Ganhe tempo para fazer coisas que ama simplificando sua vida

Tradução: Thays Biasetti

  
Judy Davis nunca compra nada novo se puder evitar. Essa consultora de marketing freelancer de 58 anos prefere roupas de brechó e móveis usados. Em vez de comprar presentes, ela dá plantas de seu jardim ou bolsas que costura com tecidos de roupas vintage. Judy é parte de um grupo que fez um voto de não comprar nada novo por um ano exceto o essencial como comida, remédio, produtos de limpeza e roupas íntimas (mas não vale lingerie de Paris). Embora algumas pessoas levam a simplicidade tão a sério como esse grupo, mais e mais de nós estamos involuntariamente diminuindo as compras e o consumo. Muitos indivíduos que escolhem esse estilo de vida são yogis. O trabalho seminal da filosofia do Yoga, Yoga Sutra de Patanjali, desaprova o materialismo e alguns yogis acham que apenas a prática de asana os ajuda a ser mais feliz com menos.

A busca pela vida simples não é novidade, claro. De Quakers a Transcendentalistas, o mundo sempre teve essas pessoas que se associam simplicidade com crescimento espiritual. Os hippies encontraram simplicidade apelando para razões mais seculares, como sustentabilidade ecológica. Mas aqueles que praticam uma vida sem consumo não são necessariamente ascetas espirituais ou tipos fora do “mundo”. Muitos são pessoas comuns que estão modificando o comportamento do dia a dia tentando ser conscientes sobre o que comer, dirigir e comprar.

Nos últimos 15 anos, “a simplicidade voluntária” ganhou milhares de adeptos. Muitos livros foram publicados como Do Berço ao Berço, de William McDonough e Michael Braungart; Capitalismo Natural, de Paul Hawken, Amory e Hunter Lovins; Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, e A Ecologia do Comércio, de Paul Hawken. Dezenas de sites também pregam a sustentabilidade no Brasil e no mundo, como Portal da Sustentabilidade e Atitudes Sustentáveis.

A maioria das tradições religiosas encoraja a vida simples e o Yoga não é exceção. No Yoga Sutra, Patanjali mostram os yamas (restrições morais) e niyamas (observanças), um conjunto de 10 princípios cruciais para o progreso do indivíduo pelo caminho yógico. Um dos yamas é o aparigraha, geralmente traduzido como não cobiça,. Mas significa mais do que apenas ter apenas o que necessita, explica David Frawley, fundador e diretor do American Institute of Vedic Studies e autor de vários livros. Aparigraha também significa “não ter muitas coisas desnecessárias em volta de você e não ansiar por coisas que outras pessoas têm,” diz Frawley. Em outras palavras, aparigraha também significa manter apenas o que precisa e querer apenas o que precisa.

Aparigraha leva naturalmente para um dos niyamas: santosha ou “contentamento”: estar satisfeito com os recursos à mão e não desejar mais. Enfim, Frawley diz, “Yoga é a transcendência do desejo por coisas externas, que é a causa do sofrimento, e encontrar paz e felicidade internamente.”


Fonte: Revista Yoga Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por assunto

A Arte do Ser Cantante Agra Ajuda humanitária Alegria Crescente Alimentação Alimentação Viva alterações sistema hormonal Alzheimer Ananda Anita Carvalho Anita e Diogo Antahkarana Aparigraha arayanan Krishnan Atitude Sustentável Atman Auto-Contenção Autodescoberta Ayurveda Bem-Aventurança Bem-estar Bisfenol A Cacau Cacau Puro câncer Canto E Cérebro Canto e Cura Caridade Casa Moksha Cecília Valentim Chackras chef dos famintos Chico Xavier Chocolate Chocolate Amargo Cit Consumo Inteligente Controle das Emoções Crudívoros cuidados com a saúde Culinária Viva Cultivar Alegria David Frawley Delhi Demers Depressão Desapego Desnutrição Detox Dinâmicas Humanas Diogo Camargo Dizer não Dra. Ann Wigmore Dra. Stela de Simone Energia Vital Enlatados Envelhecimento Precoce Estresse eventos na Casa Expansão da Memória Falta de tempo Fátima Lisboa Nascimento Fazenda Gaia FDA Feldenkrais Felicidade feriados Ferrucci Frank Jude Ganga Ganges Glândulas Endócrinas Glass House infertilidade Jaipur Jane Susie C. Almeida Joyshna Kaelash Neels Kapha Libertação Living Food Livro Para Você Luciano Vivo Madurai Martin Boroson Medicina Indiana Meditação de um momento Melhora Capacidades Mentais Melhores Escolhas Memória Menos é mais Menstre sem casa Mokshe Feldenkrais Mudita Bhavana o Companheiro dos Esquecidos O Poder do Canto obesidade One Moment Meditacion Organização não-lucrativa Pandits Perda Pitta Poder da Felicidade Prática de felicidade Pratique Yoga Respiração Consciente Retiro Rishikesh Ritual Roteiro Rotina Saudável Samsara Sandra Siegel Sapiência Sat Saúde Sawaki Kôdô Rôshi Serotonina Shambhavi Sistemas Humanos Spa substâncias tóxicas Sul da Índia Supercérebro Surf e Yoga Susan Andrews Svarupa Swami Dayananda Sarasvati templos na índia Thanissaro Bhikkhu Ubatuba Universidade Ruhr-Bochum Universidade Toho Vata viagem dos sonhos Viagem para Índia Vida Simples Vitalidade Vitalidade Alimentos Viver Melhor yoga Yoga em Curitiba Yoga Santa Felicidade Yogini Shakti Zen Budismo