quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Estou tão feliz por você!

Alegre-se com a boa sorte dos outros para trazer mais felicidade para você mesmo. 


Ilustração:Scott Bakal


ALEGRIA CRESCENTE

A prática formal de mudita bhavana (cultivar alegria) da tradição Yoga budista celebra a felicidade de todos os seres, incluindo você! Na verdade, pela sua crescente compreensão na interdependente natureza do mundo, você percebe que a felicidade dos outros é na verdade sua felicidade. Comece lembrando sua bondade inata. Lembre-se de um tempo em que disse ou fez algo gentil, generoso, amável e carinhoso. Então comece a oferecer a você mesmo essas frases apreciativas e encorajadoras.

Que eu aprenda a apreciar a felicidade e a alegria que experimento.

Que a alegria que experimento continue e cresça.

Que eu seja preenchido com alegria e gratidão.

Claro, você é livre para inventar suas próprias frases, contanto que tenham uma intenção apreciativa. Enquanto envia esses desejos a si mesmo, abra-se para qualquer sentimento que apareça em seu corpo ou mente. Note qual – se existe alguma – reatividade é provocada pela prática. Não espere sentir instantaneamente uma grande alegria e apreciação. Às vezes, talvez tudo que observe é uma falta de apreciação e a reação julgadora da mente. Simplesmente note o que aparece, e retorne às frases com toda a cordialidade e compaixão que conseguir reunir. Depois de direcionar essas frases a si mesmo por um tempo, a sequência tradicional diz para direcionar para um benfeitor, alguém que o tenha inspirado ou oferecido ajuda de alguma maneira.

Que você experimente alegria, e que a sua felicidade continue.

Que você seja preenchido com apreciação pela felicidade e sucesso.

Que sua felicidade e boa sorte continuem.

Que você possa ter sucesso e encontrar-se com apreciação.
Seguido do benfeitor, a sequência vai para um ser amado ou amigo; então para uma pessoa neutra, definida como alguém que você mal conhece – talvez até um estranho por quem não tenha nenhum sentimento mais forte. Seguido dessa pessoa neutra, tente direcionar essas frases apreciativas para uma pessoa difícil em sua vida. Experimente sentir alegria e prazer na felicidade daqueles que você expulsou de seu coração.

Que sua felicidade e alegria aumentem.

Que a alegria em sua vida continue e cresça.

Que você possa ter sucesso e encontrar-se com apreciação.

Se ficar muito complicado enviar esses pensamentos para uma pessoa difícil, reconheça sem julgamento e volte a enviar as intenções para um ser amado ou para si mesmo. Confie que, com o tempo, seu coração expandirá para incluir mesmo aqueles por quem você sente ressentimento e inveja, porque entenderá de verdade que a alegria e o sucesso deles não ameaçam sua felicidade. Finalmente, envie essas frases para todos os seres do mundo. Imagine irradiar esses pensamentos positivos de seu ambiente próximo em todas as direções, enviando desejos apreciativos e cheios de alegrias para todos os seres existentes. Quando sentir-se pronto para terminar a meditação, tome um tempo para simplesmente ficar sentado com seus sentimentos e sua respiração, notando e honrando a experiência que teve, seja ela qual for.

O PODER DA FELICIDADE

Se você vive sua vida como se houvesse uma quantidade fixa de felicidade no mundo, é fácil entrar em um estado amargurado e ressentido de competição com os outros. Mas a felicidade não é uma mercadoria limitada que precisa ser racionada ou estocada. Não é como aqueles ovos frescos que perdi: não há chance de alguém pegar a última. Felicidade, como o amor, aumenta quando é compartilhada. Quando se sente verdadeiramente feliz pelos outros, sua própria felicidade aumenta junto, como Patañjali nos lembra, sua paz de espírito. O que é melhor, quando compartilha felicidade ou amor com todos os seres conscientes, pela natureza de sua própria consciência, você está incluso! Cultivar mudita é uma maneira de ganhar um entendimento mais verdadeiro, e permite a você aumentar sua própria alegria, exponencialmente. 

Frank Jude Boccio é professor de Yoga e Zen Budismo e autor de Mindfulness Yoga. Saiba mais em mindfulnessyoga.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por assunto

A Arte do Ser Cantante Agra Ajuda humanitária Alegria Crescente Alimentação Alimentação Viva alterações sistema hormonal Alzheimer Ananda Anita Carvalho Anita e Diogo Antahkarana Aparigraha arayanan Krishnan Atitude Sustentável Atman Auto-Contenção Autodescoberta Ayurveda Bem-Aventurança Bem-estar Bisfenol A Cacau Cacau Puro câncer Canto E Cérebro Canto e Cura Caridade Casa Moksha Cecília Valentim Chackras chef dos famintos Chico Xavier Chocolate Chocolate Amargo Cit Consumo Inteligente Controle das Emoções Crudívoros cuidados com a saúde Culinária Viva Cultivar Alegria David Frawley Delhi Demers Depressão Desapego Desnutrição Detox Dinâmicas Humanas Diogo Camargo Dizer não Dra. Ann Wigmore Dra. Stela de Simone Energia Vital Enlatados Envelhecimento Precoce Estresse eventos na Casa Expansão da Memória Falta de tempo Fátima Lisboa Nascimento Fazenda Gaia FDA Feldenkrais Felicidade feriados Ferrucci Frank Jude Ganga Ganges Glândulas Endócrinas Glass House infertilidade Jaipur Jane Susie C. Almeida Joyshna Kaelash Neels Kapha Libertação Living Food Livro Para Você Luciano Vivo Madurai Martin Boroson Medicina Indiana Meditação de um momento Melhora Capacidades Mentais Melhores Escolhas Memória Menos é mais Menstre sem casa Mokshe Feldenkrais Mudita Bhavana o Companheiro dos Esquecidos O Poder do Canto obesidade One Moment Meditacion Organização não-lucrativa Pandits Perda Pitta Poder da Felicidade Prática de felicidade Pratique Yoga Respiração Consciente Retiro Rishikesh Ritual Roteiro Rotina Saudável Samsara Sandra Siegel Sapiência Sat Saúde Sawaki Kôdô Rôshi Serotonina Shambhavi Sistemas Humanos Spa substâncias tóxicas Sul da Índia Supercérebro Surf e Yoga Susan Andrews Svarupa Swami Dayananda Sarasvati templos na índia Thanissaro Bhikkhu Ubatuba Universidade Ruhr-Bochum Universidade Toho Vata viagem dos sonhos Viagem para Índia Vida Simples Vitalidade Vitalidade Alimentos Viver Melhor yoga Yoga em Curitiba Yoga Santa Felicidade Yogini Shakti Zen Budismo