sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A Arte do Ser Cantante - Parte II

Por Cecília Valentim



Canto e Cérebro 

Em termos das funções cerebrais, diferentes áreas processam o som, modificando a amplitude das ondas elétricas do cérebro. De modo geral as funções musicais são complexas, múltiplas e de localizações assimétricas, envolvendo o hemisfério direito para altura, timbre e discriminação melódica e o esquerdo para ritmos. A música, mais que qualquer outra arte, tem uma representação neuropsicológica extensa. No Canto, isso se amplia, na medida em que atua, por meio da música, nas áreas límbicas, tendo acesso direto à afetividade e, ao mesmo tempo, nas áreas cerebrais responsáveis pela linguagem. Em nível da percepção global, deflagra áreas não só auditivas mas, gustatórias, olfatórias e visuais. Constituímos uma trilha sonora que acompanha as imagens da nossa existência. No cantar, A melodia, que é o que cantamos, é voltada para o contexto, é configurativa, relacionada às áreas posteriores do cérebro, que também são responsáveis pela mímica que acompanha nossas reações corporais ao som, registrando uma seqüência de eventos - uma gestalt – acompanhada por uma intencionalidade. Essa intencionalidade conecta áreas frontais do cérebro, acionando um “chip” que liga o contexto a todas as experiências e restabelece outras formas em paralelo, ou seja, conecta a experiências adormecidas, trazendo-as à consciência, abrindo a possibilidade para a elaboração e a reconfiguração da experiência.


Canto e Consciência


“Cada organismo possui seu próprio grau de vibração, e isso se aplica também a todo objeto inanimado, de um grão de areia a uma montanha, e mesmo a cada planeta e cada sol. Quando este grau de vibração é conhecido, torna-se possível visualizá-lo internamente e assim decompor ou tornar consciente o organismo ou a forma”.

W.Y. Evans-Wentz

“A música derrete o demorado das realidades”
Guimarães Rosa

Em seu livro O Universo Autoconsciente, Amit Goswami define a consciência como o fundamento do ser – original, auto-suficiente e constitutiva de todas as coisas - que se manifesta como o sujeito que escolhe, e experimenta o que escolhe, ao produzir o colapso auto-referencial da função de onda quântica em presença da percepção do cérebro-mente. 

Cantar é escolha: quando cantamos somos os geradores da ação de cantar e ativamos nossos sentidos e nossa expressão; acionamos a trilha sonora que acompanha as imagens da nossa existência, registrada em um corpo emocionado que delimita o espaço-tempo ao instante em que ocorre a experiência, tornando-a única e pessoal. Abrimos as portas para outros níveis de percepção, onde sujeito e objeto se fundem e se tem a autoconsciência de ser o sujeito dessa experiência, observando a si mesmo como instrumento da própria ação. 

O Poder Cantante é o som do verbo, informação que transgride a matéria e faz a mediação alquímica entre a vibração primordial e o Ser que se fez carne.

O Ser Cantante é o Ser Vibrante em origem e essência que manifesta, por meio da voz e da arte música, o canto da sua alma pela eternidade. 


“Trabalhe com o som até ficar surpreso pelo fato de o estar produzindo e surpreso pelo fato de ser exatamente você o instrumento através do qual o divino flautista forma seus sons. Torne-se você mesmo uma vibração que transcende o espaço. Se o som gerado pelas cordas vocais para criar a rede vibratória do universo tem a faculdade da sintonização total é porque ele nos une a sinfonia cósmica. Cada criatura é a cristalização de uma parte dessa sinfonia de vibrações. Assim, assemelhamo-nos a um som que ganha a densidade da matéria, a fim de vibrar contínua e initerruptamente.” 


                                                 Vilayat Inayat Khan (mestre Sufi) 



Sobre Cecília Valentim
Cecília Valentim, CBT., é Cantante, psicoterapeuta e educadora vocal. Graduada em Música/Canto, foi aluna e assistente de H.J. Koellreutter por 12 anos. Especializou-se em Música Antiga na Inglaterra, com Emma Kirkby e Evelyn Tubb e na Espanha com Jordi Savall e Montserrat Figueiras. Formou-se em Healing Voice e Overtone Chanting na Inglaterra, com Jill Purce.
É formada em diferentes linhas da Psicoterapia Corporal, Transpessoal e Energética como Análise Bioenergética, Biossíntese, Biopsicologia e Terapia Iniciática.Estudiosa dos rumos da Nova Física, da Neurociência e Espiritualidade, Cecília é pioneira no Brasil e inovadora na integração entre as Artes do Canto e da cura como caminho de transformação pessoal e expressão. Criou a abordagem A Arte do Ser Cantante. Há mais de 20 anos vem aprimorando e levando seu trabalho como artista e curadora a diferentes lugares do Brasil e exterior.

O presente artigo é parte de pesquisas, práticas e reflexões realizadas por Cecília Valentim e faz parte dos fundamentos teóricos da Abordagem da Arte do Ser Cantante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por assunto

A Arte do Ser Cantante Agra Ajuda humanitária Alegria Crescente Alimentação Alimentação Viva alterações sistema hormonal Alzheimer Ananda Anita Carvalho Anita e Diogo Antahkarana Aparigraha arayanan Krishnan Atitude Sustentável Atman Auto-Contenção Autodescoberta Ayurveda Bem-Aventurança Bem-estar Bisfenol A Cacau Cacau Puro câncer Canto E Cérebro Canto e Cura Caridade Casa Moksha Cecília Valentim Chackras chef dos famintos Chico Xavier Chocolate Chocolate Amargo Cit Consumo Inteligente Controle das Emoções Crudívoros cuidados com a saúde Culinária Viva Cultivar Alegria David Frawley Delhi Demers Depressão Desapego Desnutrição Detox Dinâmicas Humanas Diogo Camargo Dizer não Dra. Ann Wigmore Dra. Stela de Simone Energia Vital Enlatados Envelhecimento Precoce Estresse eventos na Casa Expansão da Memória Falta de tempo Fátima Lisboa Nascimento Fazenda Gaia FDA Feldenkrais Felicidade feriados Ferrucci Frank Jude Ganga Ganges Glândulas Endócrinas Glass House infertilidade Jaipur Jane Susie C. Almeida Joyshna Kaelash Neels Kapha Libertação Living Food Livro Para Você Luciano Vivo Madurai Martin Boroson Medicina Indiana Meditação de um momento Melhora Capacidades Mentais Melhores Escolhas Memória Menos é mais Menstre sem casa Mokshe Feldenkrais Mudita Bhavana o Companheiro dos Esquecidos O Poder do Canto obesidade One Moment Meditacion Organização não-lucrativa Pandits Perda Pitta Poder da Felicidade Prática de felicidade Pratique Yoga Respiração Consciente Retiro Rishikesh Ritual Roteiro Rotina Saudável Samsara Sandra Siegel Sapiência Sat Saúde Sawaki Kôdô Rôshi Serotonina Shambhavi Sistemas Humanos Spa substâncias tóxicas Sul da Índia Supercérebro Surf e Yoga Susan Andrews Svarupa Swami Dayananda Sarasvati templos na índia Thanissaro Bhikkhu Ubatuba Universidade Ruhr-Bochum Universidade Toho Vata viagem dos sonhos Viagem para Índia Vida Simples Vitalidade Vitalidade Alimentos Viver Melhor yoga Yoga em Curitiba Yoga Santa Felicidade Yogini Shakti Zen Budismo