sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Living Food - Movimento Ecológico Valoriza a Vitalidade dos Alimentos



Valorizar a vitalidade dos alimentos é a principal proposta da prática da Alimentação Viva. A precursora de todo esse movimento ecológico é a Dra Ann Wigmore, que escreveu vários livros sobre o assunto na década de 80 e ficou conhecida ao popularizar o "Estilo de vida da Alimentação Viva". A partir dela, várias "escolas" foram criadas, constituindo-se um movimento chamado de Raw Food e Living Food.

Segundo a Dra Ann, as sementes quando germinadas produzem grande quantidades de enzimas digestivas que facilitam o processo digestivo de todos os alimentos, além de potencializarem a energia vital em seu interior. Também os Sucos e os Alimentos Fermentados são fontes de enzimas digestivas e carregados de energia vital. Seu trabalho foi especialmente dirigido para a cura.

Pizza Viva
Ter uma visão ampliada daquilo que nos mantém é super importante para a prática, por isso atividades físicas e de respiração, também estão envolvidas no processo. Há também experimentação na produção de alimentos aumentando o contato com o ambiente natural (horta) e as vivências em grupo favorecendo trocas de “alimento” humano e afetivo, para que se crie um ambiente favorável a saúde ainda que na zona urbana. 

Sushi Holls


A Vitalidade é a expressão da “Energia Vital” que está contida em todos os seres

Presente em tudo que nos cerca, procuramos viver o “modo de energia vital” no cotidiano de nossas escolhas sejam do estilo de vida seja do alimento que optamos. Através de palestras, conversas na mesa e trocas de informações, vamos criando a consciência desse modo de olhar a vida e com isso nos fortalecermos.
Na mesa, o alimento com maior vitalidade é o vegetal no início de seu crescimento e, por isso, as sementes germinadas e brotos constituem as bases da Culinária Viva.


Broto de Girassol
Classificação dos alimentos segundo a vitalidade:

Classificados por Edmond Székeli (médico e divulgador da Higiene      Natural e do estilo de vida dos essênios), os alimentos podem ser    agrupados segundo a energia vital como:
Biogênicos (que favorecem a geração da vida): sementes germinadas e brotos.
Bioativos (ativam a vida, por ainda manterem a vitalidade): frutas, legumes, verduras frescas e cruas.
Bioestáticos (mantém a vida): alimentos cozidos, congelados e refinados.
Biocídicos (consomem a vida): alimentos com produtos químicos ou radiações, conservantes e aromatizantes. 


Proposta culinária de Ann Wigmore

O programa culinário proposto por Ann Wigmore se baseia num conjunto de alimentos que facilitem a digestão, sem processamento pelo fogo e pelo resfriamento, mantendo a energia vital. Inclui vegetais frescos, maduros, orgânicos (quando possível), sementes germinadas e brotadas, desidratados e fermentados. Analisado e aprovado pela FDA (Food and drugs administration), a dieta ultrapassa em mais de 200% das necessidades nutricionais humanas determinadas pela organização.


Quer saber mais sobre Alimentação Viva? 

Workshop: "Alimentação Viva Provê Nutrientes Suficientes?"
Dias 10 e 11 de dezembro de 2011, na Casa Moksha, em São Paulo.
Inicio às 09h00 da manhã e término às 18h00

Oficina de dois dias sobre alimentação viva, incluindo conhecimento sobre:

Salada Crud
Nutrientes: Proteína, Vitamina B12, Cálcio, Omega 3, Vitamina D, Ferro e Enzimas;
Como e porque o estilo de vida da alimentação viva ajuda seu corpo a se curar e rejuvenescer;.
Os seguintes princípios básicos do Estilo de Vida da Alimentação Viva, de forma prática para que você possa continuar fazendo em sua casa;
Selecionando os alimentos mais saudáveis;
Combinação de alimentos;
Germinação;
Plano de cardápio completo: Desjejum, almoço, jantar, sobremesas e lanches.


FACILITADORES:
                                   

                                                     
Consultor Especializado em Alimentação Viva:      
            
Luciano Vivo é “Cruzinheiro” - Profissional e Consultor Especializado em Alimentação Viva. Atua como Personal Chef, desenvolvendo consultorias, cursos, eventos e oficinas divulgando Alimentação Viva. Formado pela Associação Terrapia FioCruz RJ, participante do Grupo de Pesquisa Biochip. Vem trabalhando e desenvolvendo workshops com renomados nomes da Alimentação Viva.




Diretor de Programas e Professor Alimentacão Viva: Kaelash Neels

Kaelash atua junto ao instituto Ann Wigmore de Porto Rico há mais de 10 anos assumindo papéis como Diretor de Programas e professor do estilo de vida da alimentação viva. Atualmente é membro da diretoria. Também é terapeuta certificado no Método Feldenkrais®, professor de Yoga (E/RYT500) que vive e pratica o que ensina.




Participe também através da página do evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/301512653192555/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise por assunto

A Arte do Ser Cantante Agra Ajuda humanitária Alegria Crescente Alimentação Alimentação Viva alterações sistema hormonal Alzheimer Ananda Anita Carvalho Anita e Diogo Antahkarana Aparigraha arayanan Krishnan Atitude Sustentável Atman Auto-Contenção Autodescoberta Ayurveda Bem-Aventurança Bem-estar Bisfenol A Cacau Cacau Puro câncer Canto E Cérebro Canto e Cura Caridade Casa Moksha Cecília Valentim Chackras chef dos famintos Chico Xavier Chocolate Chocolate Amargo Cit Consumo Inteligente Controle das Emoções Crudívoros cuidados com a saúde Culinária Viva Cultivar Alegria David Frawley Delhi Demers Depressão Desapego Desnutrição Detox Dinâmicas Humanas Diogo Camargo Dizer não Dra. Ann Wigmore Dra. Stela de Simone Energia Vital Enlatados Envelhecimento Precoce Estresse eventos na Casa Expansão da Memória Falta de tempo Fátima Lisboa Nascimento Fazenda Gaia FDA Feldenkrais Felicidade feriados Ferrucci Frank Jude Ganga Ganges Glândulas Endócrinas Glass House infertilidade Jaipur Jane Susie C. Almeida Joyshna Kaelash Neels Kapha Libertação Living Food Livro Para Você Luciano Vivo Madurai Martin Boroson Medicina Indiana Meditação de um momento Melhora Capacidades Mentais Melhores Escolhas Memória Menos é mais Menstre sem casa Mokshe Feldenkrais Mudita Bhavana o Companheiro dos Esquecidos O Poder do Canto obesidade One Moment Meditacion Organização não-lucrativa Pandits Perda Pitta Poder da Felicidade Prática de felicidade Pratique Yoga Respiração Consciente Retiro Rishikesh Ritual Roteiro Rotina Saudável Samsara Sandra Siegel Sapiência Sat Saúde Sawaki Kôdô Rôshi Serotonina Shambhavi Sistemas Humanos Spa substâncias tóxicas Sul da Índia Supercérebro Surf e Yoga Susan Andrews Svarupa Swami Dayananda Sarasvati templos na índia Thanissaro Bhikkhu Ubatuba Universidade Ruhr-Bochum Universidade Toho Vata viagem dos sonhos Viagem para Índia Vida Simples Vitalidade Vitalidade Alimentos Viver Melhor yoga Yoga em Curitiba Yoga Santa Felicidade Yogini Shakti Zen Budismo